O Japão investe mais de 100 bilhões de baht no futuro da Tailândia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Japão planeia investir mais de 100 mil milhões de baht na Tailândia, particularmente nos setores automóvel e digital. As empresas mostram perspectivas otimistas.

Japan plant über 100 Milliarden Baht Investitionen in Thailand, besonders im Automobil- und Digitalsektor. Unternehmen zeigen optimistischen Ausblick.
O Japão planeia investir mais de 100 mil milhões de baht na Tailândia, particularmente nos setores automóvel e digital. As empresas mostram perspectivas otimistas.

O Japão investe mais de 100 bilhões de baht no futuro da Tailândia!

Algo excitante está a acontecer na economia tailandesa: o Japão anuncia que pretende investir mais de 100 mil milhões de baht na Tailândia. Espera-se que estes investimentos, liderados principalmente pelo setor automóvel, incluam também negócios eletrónicos e digitais. O secretário-geral do Conselho de Investimentos (BOI), Naruttham Teodsathirasak, reuniu-se com Ichiro Abe, presidente da JETRO Bangkok, e Hiroyasu Sato, presidente da Câmara de Comércio do Japão em 2 de fevereiro de 2026 para discutir esses planos. Foi também apresentado um inquérito que foi concluído por mais de 520 empresas japonesas na Tailândia e fornece informações sobre as suas expectativas económicas.

Os resultados da pesquisa mostram que a maioria dos entrevistados está confiante: muitas empresas japonesas esperam que a economia tailandesa se fortaleça no primeiro semestre de 2026 em comparação com os últimos seis trimestres. Em particular, a recuperação da produção e do consumo foi citada como factor determinante. Em que área podemos esperar desenvolvimentos particularmente positivos? As empresas parecem particularmente optimistas nos sectores automóvel, electrónico, químico, alimentar, retalhista e financeiro.

Planos e desafios de investimento

Espantosos 23% das empresas japonesas inquiridas planeiam aumentar o seu investimento na Tailândia este ano, enquanto 35% esperam que as exportações aumentem. Além disso, 26% estão a considerar abrir escritórios regionais na Tailândia. É também entusiasmante que 44% das empresas não sintam qualquer influência significativa das tarifas recíprocas dos EUA, enquanto 26% reportam efeitos adversos a este respeito. Como as empresas lidam com isso? 54% das empresas afirmaram estar a adaptar as suas estratégias para lidar com as medidas tarifárias – incluindo reajustes de preços e entrada em novos mercados. Curiosamente, 67% das empresas relataram que não foram significativamente afectadas pelo recente encerramento da fronteira entre a Tailândia e o Camboja, enquanto 25% foram afectadas por desafios logísticos e de produção. Para contrariar estas dificuldades, muitas empresas mudam para o transporte marítimo ou terrestre através do Laos e do Vietname.

Outro aspecto são as sugestões das empresas japonesas para melhorar o clima de investimentos na Tailândia. Apelam, entre outras coisas, a incentivos ao consumo interno, soluções para o endividamento das famílias, uma melhoria nos processos de reembolso de impostos e a expansão das infra-estruturas de transportes. Parece que as exigências estão a cair em terreno fértil, uma vez que o BOI já sinalizou que irá intensificar a cooperação com investidores japoneses para melhorar a qualidade dos investimentos e aumentar a competitividade da Tailândia a longo prazo.

O futuro à vista

O ano de 2025 já foi um sucesso retumbante para o investimento japonês na Tailândia, com 311 projetos no valor de mais de 119 mil milhões de baht, um aumento de 146% em relação ao ano anterior. Principalmente no setor automotivo, que aumentou 57%, para 28,3 bilhões de baht, bem como no setor de eletrônicos e eletrodomésticos, que também é forte, com 24,3 bilhões de baht, um aumento de 121%.

Outra tendência interessante está no setor digital, onde os investimentos saltaram de 42 milhões de baht em 2024 para mais de 7,6 mil milhões de baht em 2025, principalmente devido a projetos maiores de centros de dados. Os muitos projectos de investimento notáveis, que também incluem peças de aeronaves, aço de alta qualidade, produção de alimentos e bebidas e energia renovável, sublinham a abertura dos investidores japoneses às oportunidades da Tailândia.

Apesar das incertezas globais, os investidores japoneses permanecem confiantes e continuam a ver a Tailândia como um local estável para investimentos a longo prazo - sobretudo devido ao grande número de mais de 6.000 empresas japonesas que já operam na Tailândia. Estes desenvolvimentos são promissores e poderão trazer novos impulsos positivos à economia tailandesa no futuro. A beleza disso? É apenas o começo!

Para mais informações, leia os relatórios detalhados em Rath tailandês.