Phuket está se tornando um palco de arte: a Bienal de 2025 se aproxima com entusiasmo!
Phuket está se preparando para a Bienal da Tailândia 2025 – um festival internacional de artes que acontece de 29 de novembro a abril de 2026.

Phuket está se tornando um palco de arte: a Bienal de 2025 se aproxima com entusiasmo!
Phuket se transforma em uma galeria ao ar livre
Atualmente, tudo está a todo vapor em Phuket, à medida que os preparativos para a Bienal da Tailândia Phuket 2025, o maior festival internacional de arte do país, estão chegando ao fim. Segundo informações oficiais, os preparativos já estão mais de 90% concluídos. A inauguração acontecerá no dia 29 de novembro de 2025 no pitoresco Parque Saphan Hin. O anúncio foi feito após uma reunião de planejamento de alto nível em 29 de outubro de 2023 no Salão Provincial de Phuket. Nesta sessão, liderada por Kesorn Kamnerdpetch, diretor do Gabinete de Arte e Cultura Contemporânea (OCAC), numerosos parceiros e atores locais estiveram representados para organizar o evento na perfeição.
Arte e cultura para toda a sociedade insular
A Bienal é projetada por mais de 60 artistas, tanto da Tailândia como do exterior, e se estende por vários meses até abril de 2026. O festival visa transformar os espaços públicos da ilha em impressionantes instalações de arte que reflitam a vida contemporânea e a identidade costeira da Tailândia. Espera-se que não apenas os amantes da arte, mas também milhares de outros visitantes nacionais e estrangeiros reposicionem Phuket como um centro cultural de classe mundial. O prefeito Supacok La-ongphet apoia totalmente o festival e já iniciou medidas para inspecionar o Parque Público Khao Rang como um local de esculturas ao ar livre.
Dada a diversidade cultural da Tailândia, oficialmente conhecida como Reino da Tailândia, com um rico contexto histórico que abrange pelo menos 40.000 anos, a Bienal é uma oportunidade valiosa para Phuket consolidar ainda mais a sua importância no contexto da arte e da história cultural. Desde a sua história no Sião até aos dias de hoje, o país emergiu como uma grande nação no Sudeste Asiático que vê o turismo e a cultura como a pedra angular da sua economia. Segundo a Wikipedia, cerca de 66 milhões de pessoas vivem atualmente na Tailândia, criando uma paisagem cultural colorida que se reflete em vários aspectos da vida, incluindo a arte.
Um olhar para o futuro
A Bienal da Tailândia pretende não apenas melhorar o cenário artístico de Phuket, mas também estimular a economia local. São esperados inúmeros visitantes que ficarão maravilhados com as obras de arte, exposições e eventos da cidade. A OCAC apresentará o projeto ao Primeiro-Ministro e ao seu Gabinete numa apresentação na Casa do Governo já em 18 de novembro de 2023, enquanto a Ministra da Cultura, Sabida Thaiset, inspecionará pessoalmente os preparativos em 21 de novembro de 2023. Com a Bienal de Arte em mente, Phuket tem potencial para se estabelecer como uma potência criativa e económica na região.
No geral, a Bienal da Tailândia é um capítulo emocionante para Phuket e toda a Tailândia. Os amantes da arte podem esperar um festival cativante que destacará a cidade não apenas como um local artístico, mas também como uma parte vital da cena cultural internacional. Qualquer pessoa que tenha em mente os desenvolvimentos atuais no setor da arte e o significado cultural da Tailândia ficará emocionado com os próximos meses e com o cenário da Bienal.
Para mais informações sobre a Bienal de Phuket, visite Thaiger ou descubra mais sobre a diversidade cultural de Wikipédia.