Homem kuwaitiano preso em Phuket: drogas e visto vencidos!
Um homem do Kuwait foi preso em Phuket por posse de metanfetamina e suspensão do visto. A prisão faz parte de um aumento nos casos de drogas entre estrangeiros na Tailândia.

Homem kuwaitiano preso em Phuket: drogas e visto vencidos!
Em Phuket, as recentes detenções de cidadãos estrangeiros por posse de drogas e atrasos nos vistos estão a causar agitação. Na segunda-feira, 20 de outubro, um homem do Kuwait de 36 anos foi preso em um hotel na Nanai Soi 8, em Patong. As autoridades tailandesas descobriram 0,74 gramas de metanfetamina em sua posse. Esta detenção não só acarreta consequências jurídicas, mas também destaca o problema contínuo em torno dos delitos de drogas na Tailândia. Como relata thethaiger.com, o homem enfrenta duas acusações: em primeiro lugar, por posse de uma droga de categoria 1, que é punível com uma longa pena de prisão e multas elevadas, e em segundo lugar, por permanecer ilegalmente no país após a expiração do seu visto.
O anúncio da prisão foi divulgado pelo Centro de Informações de Phuket no dia 21 de outubro. Isso se soma a uma série de incidentes semelhantes nas últimas semanas. Recentemente, vários homens estrangeiros foram também detidos por atrasos nos vistos, o que indica os controlos intensivos das autoridades. Durante a “Operação Raio X”, por exemplo, quatro homens foram presos, alguns dos quais viviam na Tailândia há mais de 1.800 dias sem visto válido. Estas medidas fazem parte do mais recente compromisso do governo tailandês de reforçar o cumprimento da imigração e, ao mesmo tempo, combater o problema das drogas, de acordo com o Bangkok Post. explicou.
A guerra às drogas na Tailândia
A prisão do cidadão kuwaitiano é apenas o mais recente de uma série de crimes relacionados com drogas que continuam a ser manchetes na Tailândia. Padrões semelhantes estão a surgir em todo o país, como a detenção de um homem nigeriano em Banguecoque que tentava vender drogas numa discoteca. Especialistas alertam que as leis extremamente rigorosas sobre drogas da Tailândia, em vigor desde a “guerra às drogas” das últimas duas décadas, não são apenas ineficazes, mas também levaram a uma enorme superlotação nas prisões. Mais de 206 mil pessoas foram encarceradas por crimes relacionados a drogas em 1º de janeiro de 2024, representando 74,5% da população carcerária total, de acordo com um estudo realizado por idpc.net.
Nos últimos anos, a Tailândia começou a procurar abordagens alternativas à política de drogas que incluem a flexibilização das leis, mas a implementação continua muitas vezes difícil. Apesar das reformas que reduziram a população prisional nos últimos cinco anos, a taxa de encarceramento continua elevada, mostrando que ainda há muito trabalho a fazer.
Em resumo, a situação dos estrangeiros na Tailândia é cada vez mais delicada. A posse de drogas e a prorrogação do prazo de visto são severamente punidas, e as recentes detenções mostram um sinal claro das autoridades de que não irão desistir. O desafio continua a ser encontrar o equilíbrio entre o combate à criminalidade relacionada com a droga e a garantia de um tratamento jurídico justo.